quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Inusitado

O que é inusitado para você? Lembro uma vez numas daquelas lições básicas de jornalismo que aprendemos assim que entramos para a faculdade. O professor falava, tentava buscar da gente de uma maneira um tanto quanto socrática, digamos, como definir o que é uma matéria jornalística, o que merece virar notícia. Na ocasião, ele disse que uma das possíveis explicações para notícia é todo o fato inusitado que desperta a atenção do público. E isso que fique bem claro. O importante é o que o leitor vai achar diferente, o que vai fazer ele parar ao lado da banca de jornal para ler as manchetes do dia.

Não estou escrevendo aqui para passar orientações para estudantes de jornalismo. Também não pretendo definir aqui o que é notícia. Voltarei ao inusitado. Estava no ônibus e, por causa de uma pinta que tenho no pescoço, vivi a situação inusitada da semana. Esse sim é o motivo de estar aqui escrevendo. Um senhor, aparentemente quarenta anos, que estava acompanhado de sua mãe, começou a me aconselhar sobre o que eu deveria para retirar tal incômodo do pescoço. "Vai lá na Santa Casa. Lá é baratinho, custa uns cento e poucos reais. Você sabe onde fica a Santa Casa? Lá tem uma portinha escrota, você soebe uma escada de merda e vai até o quarto andar. É lá! Os médicos são bons, dão aula em faculdade. Não são esses jovens merdas que acabaram de sair da faculdade sem saber porra nenhuma", disse o senhor prestativo.

Depois dessa demonstração de boa vontade com o meu estado de saúde e com o possível câncer de pele que eu posso desenvolver por causa do meu sinal, eu agradeci e fiquei pensando como eu sou sortudo de numa hora dessas não ser um "médico merda que acabou de se formar". Ainda bem que na hora que isso aconteceu eu era apenas um jovem jornalista procurando emprego. Espero comentários sobre situações inusitadas, mas não me surpreenderei com outras respostas inusitadas. A foto ao lado é da Santa Casa, no Centro do Rio.

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá!
Eu sou o cara do ônibus e o meu comentário é: Que merda de texto, parece coisa de jornalista recém formado.
O fato inusitado é que eu perdi um tempo precioso da minha vida lendo essa bosta.

Anônimo disse...

...tchê fala sério,entrei aqui para ler
o que significava a palavra em pauta,
e me deparo com todo este texto,fazer o que tem que se aprender a ler entre linhas.
Demais,boa sorte sempre!!!sem esquecer que
cada um deixa um pouco de si e que ninguem e igual ao outro.
Laura'Laurinha 'Bloguir@ de Coração!
MSN-lenvm@hotmail.com
Pelotas-RS-Brasil