sábado, 16 de fevereiro de 2008

Spam


O ambiente é propício para pensamentos tecnológicos quando se está em uma aula de pós-graduação de Mídias Digitais, mas não tenho como evitar escrever aqui sobre um assunto que é tão recorrente quanto spams em sua caixa de mensagens. E o tópico principal desse texto é justamente o lixo que invade nossos e-mails, ocupando espaços e prejudicando os computadores de quem cai nas armadilhas embutidas nas mensagens. Quem não recebeu ainda algum recado no orkut com aquelas frases carinhosas e maliciosas de mulheres com fotos em trajes mínimos ou nenhum?

Uma dessas pegadinhas mais recentes saiu no Globo Online nesse sábado. É claro que o destaque foi dado por se tratar de uma das principais atrações da TV Globo, mas não se pode negar que o chamariz realmente atrai a atenção de dois públicos: homens e pessoas com alta dose de interesse sobre tragédias alheias. Um suposto acidente com a Juliana, participante do BBB 8, está sendo divulgado por e-mail com as imagens do ocorrido.

Felizmente eu não fui enganado com essas trapaças virtuais, mas juro que, salvo alguns spams que são muito bem feitos, é difícil cair nesses golpes que tentam estragar nossos computadores porque eles são muito mal feitos. Erros de português e e-mails suspeitos são constantes. Essa figura aí ao lado é que está sendo anexada à mensagem. Pode clicar e salvar à vontade que não é trojan.

Nenhum comentário: