quinta-feira, 22 de outubro de 2009

"Fui pega pela obsolescência programada"

O texto de hoje é de uma ex-colega e eterna amiga, a super jornalista Maura Peres. Como acompanho o twitter dela (@mauraperes), sempre fico sabendo de notícias interessantes. Ela deixou um recado sobre o post mais recente dela no blog da assessoria onde trabalha, a Approach. Fui lá dar uma olhada e vou aproveitar para publicar aqui também. O assunto é interessante e foi muito bem tratado. Aproveitem!

Sabe quando o cidadão acha que precisa comprar algo novo só para não parecer antiquado? Esse fenômeno contemporâneo chama-se “obsolescência programada”. Tinha acabado de ler um artigo sobre isso quando rumei para o lançamento mundial do aclamado Windows 7, no Ponto Frio de Ipanema, um dos três lugares do Brasil que contou com o evento. O burburinho era grande, a fachada iluminada por canhões de luz verde não deixavam dúvidas de que ali havia uma verdadeira festa. 

Diversos executivos e profissionais da Microsoft se misturavam aos clientes afoitos para conhecer e principalmente adquirir a nova versão do mais conhecido sistema operacional do mundo. Em São Paulo, no Extra Itaim, foram distribuídas senhas ao longo do dia e a loja contou ainda com a presença do presidente da Microsoft Brasil, Michel Levy. 















Três anos após o lançamento do Windows Vista, a Microsoft ouviu e desenvolveu diversas melhorias no que considera ser o mais moderno sistema. Ao longe, viam-se os olhares de adultos brilhando, como se fossem de crianças em uma grande loja de brinquedos. 


Vários computadores permitiam que os consumidores experimentassem o novo software e, orientados por profissionais, percebessem as mudanças da nova versão. Por vezes são detalhes quase imperceptíveis, mas que podem fazer a diferença para muita gente. Cheguei a ouvir uma cliente dizer que queria dar um beijo na pessoa que inventou uma pequena facilidade na hora de renomear arquivos. Outros vibravam com os brindes, que por vezes tinham um valor maior do que o produto à venda. 

Pontualmente à meia noite, na virada para o dia 22, aconteceu o ápice do evento. Os caixas foram abertos para que os consumidores pudessem efetuar as suas compras. Quem garantiu a sua sacola verde tirou fotos para registrar o grande momento e saiu com muito sorriso no rosto. Eu, que nem sonhava que precisava de um novo Windows, fui uma delas e confesso: eu estava completamente obsoleta! 

Para ler o texto no blog da Approach, clique aqui.

Nenhum comentário: