quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Retrospectiva Musical 2009


Esse ano que está terminando trouxe muito assunto para quem gosta de música: shows internacionais, revelações, despedidas, rolou de tudo. Como a variedade de assuntos é muito grande, escolhi algumas pessoas que representam bem o ano de 2009, seja pelo sucesso que alcançaram, pela falta que farão, e até pela vontade de nunca mais ouvir falar.

Susan Boyle











Susan Boyle foi a maior surpresa da música em 2009. Ela se tornou um sucesso mundial depois que seu vídeo foi assistido por milhares de pessoas no YouTube. Ela apareceu na TV pela primeira vez no Britain's Got Talent, programa de calouros britânico. Susan não era muito levada a sério até que abriu a boca e soltou o vozeirão.


Michael Jackson












Todos que cresceram ouvindo os seus sucessos nos anos 80 e 90 podem afirmar que Michael era uma unanimidade. Ele foi um artista completo - dançarino, compositor e ótimo cantor - e conquistou seu espaço desde criança com os irmãos no Jackson Five. Em carreira solo, já no primeiro disco, mostrou que seria uma grande estrela. Apesar de todas as polêmicas e processos, 2009 foi o ano em que o mundo andou para trás, dando um moonwalker eterno.


Madonna











Em 2009, Madonna encontrou Jesus.


Oasis












Em mais um jeito de parafrasear os Beatles, The Dream is Over. Restará a lembrança do show que vi esse ano, da meio caidinha apresentação no Rock in Rio e do fantástico concerto de 1998. 


Maria Gadú
















No Brasil, depois de um ano em que tivemos que aturar chubarubas, as coisas melhoraram um pouco para a MPB. Documentário sobre o Simonal, uma certa valorização do samba de raiz, Diogo Nogueira e Céu chamaram atenção  com suas músicas nesse ano que se acaba. Mas a grande revelação foi Maria Gadú. Nova queridinha dos globais, ela se tornou uma grande arroz de festa. Aparentemente, seu sucesso tem boas bases e o vozeirão da paulista devem garantir um 2010 de mais shows repletos de fãs empolgados.













Destaco também uma banda formidável. A Formidável Família Musical foi o meu hit do ano. Vi apenas um show deles no NorteShopping, mas pude entrevistar o Damm, vocalista da FFM cheio de melodias e idéias na cabeça.

Já agora no final do ano, por causa do campeonato do Flamengo, o grande sucesso foi o monossilábico (e imbecil) Funk do Pet, grande letra e música do MC K9. Se você ainda não conhece essa desgraça, confira o que ele gravou para o site do Sidney Rezende.

Espero que 2010 seja um ano bom e cheio de música para todos!



Um comentário:

cristiam disse...

mas imbecil é vc idiota!!!!!!!!!!