domingo, 29 de novembro de 2009

"Saber Amar", por Paula Assunção


Olá a todos!

Esse é mais um texto retirado de outro blog. O escolhido dessa vez é da minha amiga Paula Assunção, que mantém o blog Déjà Vu com o pseudônimo de Papillon 8i8. Não seria nem necessário, mas sou obrigado a dizer que as coisas que ela escreve são precisas e delicadas ao mesmo tempo. É mais uma leitura obrigatória.

"Já me foi dito que eu não sei amar. E numa época tão difícil, em que tantos amigos e conhecidos vêm passando por uma série de problemas em seus relacionamentos, me pergunto: quem sabe? Qual é o segredo, afinal?

De uma coisa tenho certeza: sou humana (todos somos!). Com isso quero dizer que cometemos erros, metemos os pés pelas mãos, falamos o que não queríamos, sentimos o que não prevíamos. Temos nossas expectativas quebradas, não só com relação ao outro, mas muitas vezes a nós mesmos.

Precisamos amadurecer para entender o que é o amor. Por mais que na prática se sonhe com o encontro do par perfeito, o amor é mais que isso. Ele é sensato, mas incondicional; ele é altruísta sem ser permissivo; ele é o que há de mais forte e, ao mesmo tempo, o que há de mais sublime. Como definir, então, o amor em meio a tantos paradoxos? Devemos saber compreender, ceder, perdoar, reconhecer os próprios erros, apoiar, valorizar... Mas – CÉUS!!! – qual é a medida certa para tudo isso? Amar a perfeição seria fácil...

A palavra de ordem no ato de amar é EQUILÍBRIO (na verdade, me arriscaria a dizer que esse é o segredo da vida). Saber dizer quando o outro está errado sem magoar, ceder sem se omitir, cuidar sem sufocar, brincar sem desrespeitar etc., etc., etc. DEUS! COMO É DIFÍCIL!!!

Diante de tudo isso, vejo com mais clareza: de verdade, na prática, ainda tenho muuuito o que aprender... Não simplesmente sobre o que é o amor, mas sobre AMAR.

Tenho que admitir: sim, ainda estou aprendendo a amar... Mas,quem não está?"

Nenhum comentário: