quarta-feira, 25 de junho de 2008

Costello Music

Uma grata surpresa entre as bandas que surgiram nos últimos anos. Essa banda escocesa despertou meu interesse desde o momento em que vi uma vinheta na MTV que brincava com a nacionalidade dos integrantes por causa do nome vindo da terra do Calcio.


Como sabia que seria tarefa das mais ingratas conseguir esse disco aqui no Rio com o mesmo encarte e capricho do destinado às versões européias e americana, fiz questão de pedir ao meu primo, que na época estava ouvindo God Save the Queen todos os dias, que me trouxesse ou mandasse o disco de lá.

Já tinha baixado algumas músicas antes do cd chegar, mas, ainda assim, pude me surpreender com a qualidade do material. Costtelo Music é repleto de rocks pegajosos e muito bem produzidos. Impossível escutar e não ficar batendo o pé.

Essencial: Chelsea Dagger, Whistle for the Choir e Flathead.

quinta-feira, 19 de junho de 2008

Is this it

Mais um daqueles momentos em que bate aquela preocupação: será que o rock morreu? Elvis não morreu, o sonho não acabou e, em mais um daqueles momentos em que o lado nefasto do "pop", com aspas mesmo, estava tomando conta do cenário musical.


De um certo modo, mesmo que de maneiras cínicas, Is this it abusa de clichês do rock para chamar atenção para a banda. Strokes surgiu como uma banda retrô, com um site feito com visual retrô, ou vintage, como dizem por aí. Se nos anos 60 e 70 era parte do script ter um guru, ele está lá no encarte do cd. Se Lou Reed afirmou que a formação clássica de um conjunto deve conter duas guitarras, baixo e bateria, pode contar. Está tudo no cenário perfeito e na época certa.

Antídoto contra o falsamente despretensioso hip hop americano, Is this it é clássico porque criou uma nova movimentação em torno de bandas que tocam um rock básico, com boas guitarras e melodias.


Essencial: Last Nite, New York City Cops, The Modern Age

sexta-feira, 13 de junho de 2008

Jimi Hendrix


Esse é mais um dos discos da série "Tava barato e comprei". Inevitável ver esse cd de bobeira na prateleira e não comprar. Jimi Hendrix é difícil de explicar, mais ainda em Woodstock. Confira a perfomance abaixo.

quarta-feira, 11 de junho de 2008

Definitely Maybe

Disco essencial para todos os roqueiros que viveram de forma ativa a década de 90. Em uma época em que o grunge começava a degringolar junto com o Kurt e o Punk Pop tomava conta de tudo com Green Day e Offspring, surgiu uma banda da típica working class inglesa, com dois irmãos que tinham a pretensão e a certeza de que iriam dominar o mundo com seus sucessos imediatos.


Definitely Maybe já nasce com o signo de todas as influências beatlemaníacas e sessentistas presentes na carreira e nas cabeças dos Gallagher, Caim e Abel contemporâneos. Em diversas pesquisas britânicas, o primeiro cd do Oasis foi apontado como um dos melhores discos de estréia da história do rock.

Tive que comprar esse cd recentemente para poder ouví-lo em casa novamente. Durante algum tempo ele sumiu misteriosamente de minha casa, do mesmo modo que as minhas meias e canetas bic.

Essencial:
basta colocar no som, apertar play e escutar o cd todo

terça-feira, 3 de junho de 2008

Bullet With Butterfly Wings

Esse cd, na verdade um EP, faz parte de um box com lados B do Smashing Pumpkins e eu comprei por causa da música que abre o EP, Bullet With Butterfly Wings, e por causa do preço. Não conhecia muita coisa da banda, mal tinha escutado o Adore e ouvir a banda de Billy Corgan ainda era, como retratado pela revista Showbizz, receber agulhadas no coração.

Essencial: A faixa título e Clones, cover de Alice Cooper

segunda-feira, 2 de junho de 2008

Gil & Milton

Uma parceria muito boa de duas unanimidades da música brasileira. Tava precisando de uma música para relaxar ontem à noite, estava com muita dor de cabeça, tomei um comprimido e apertei o play e fui dormir. Qual terá sido o remédio? O que eu sei é que acordei bem em menos de vinte minutos.


Essencial: Não há música favorita. O essencial é comprar esse disco.

Bringing Down the Horse

Carregar um sobrenome da maior importância para a história do Rock e produzir pelo menos um disco de ótima qualidade é para poucos. Jacob Dylan carrega os cachos, os olhos e o talento para escrever belas canções. Comparar suas letras às do seu pai, um suposto Bob Dylan, é tarefa ingrata, mas não pode ser usado como pretexto para diminuir a importância de Bringing Down the Horse.


Canções como One Headlight e 6th Avenue Heartache fizeram muito sucesso no final da década passada. Passagens do Wallflowers pelo Video Music Awards, onde se apresentaram com Bruce Springsteen, e o Acústico MTV.
Essencial: God Don't Make Lonely Girls, One Headlight, 6th Avenue Heartache